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segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres preferem lojas de rua, diz pesquisa

Por Sylvia de Sá, do Mundo do Marketing

Estudo revela que 67% das consumidoras realizaram compras pessoais nos últimos 30 dias

Uma pesquisa realizada pelo Ibope Mídia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher comprova que são as mulheres quem gastam mais. Segundo o levantamento, baseado nas informações da ferramenta Target Group Index, 67% das mulheres realizaram compras pessoais (excluindo bebidas e alimentos) nos últimos 30 dias, em contrapartida ao índice de 58% entre o público masculino.

Das mulheres que foram às compras nos últimos 30 dias, 78% declararam ter comprado roupas femininas, 60% calçados, 43% roupas para homens e 39% roupas para crianças e bebês. Em relação aos locais de compras, 48% das consumidoras preferem as lojas de rua, seguidas pelos shopping centers (33%) e pelas lojas de departamento (24%).

O estudo também indica que as mulheres estão mais conectadas atualmente. Entre as entrevistadas, 10% comentam suas aquisições na internet avaliando a qualidade dos produtos. No público masculino, esse índice sobe para 13%. Para elas, as categorias mais comentadas são as de telefones celulares (31%), equipamentos de TV, vídeo e som (28%), roupas (23%), vida saudável, exercícios e alimentação (17%). A forma de pagamento mais usada é o dinheiro (61%), seguido pelos cartões de crédito (32%), de débito (21%) e cheque (7%).

Um comentário:

Diana Celestino disse...

Olá pessoal,
Sou eu Diana Celestino , Professora de MKT da IBGM.Sobre essa questão de mulheres preferirem as lojas de rua aos Shoppings Centers, depende da situação.Para podermos avaliar isso, temos que ver o perfilo socioeconomico das mulheres pesquisadas, e quais eram os bens e serviços que as mesmas estavam adquirindo.E ainda, pesquisar sobre quais os benefícios que as mesmas procuraram ao escolher o produto. Sabemos que analisando com base na psicologia feminina, as mulheres adoram colecionar e estar preparada para qualquer ocasião, e que nesta ocasião ela possa escolher entre inúmros produtos e não apenas uma opção.Dependendo de quais foram as lojas, podemos associar a quantidade. Para a sociedade " isso é variável de acordo com a marca e público", produtos de shopping center tem maior valor, nesse caso não só o valor econômico, mais também de status, ou seja, esses produtos tem maior valor agregado. Já pela visão do empresário, os produtos de shoppings, tem maior valor, pelos custos agregados ao produto no seu valor final e na percepção de qualidade e status que o produto passa associado ao PDV que ele está inserido.
As lojas de rua, gerealmente passam uma imagem de desconto, preços mais baixos e "pechinha", ou seja, barganha por preço.

Por hj é só.Até mais.

Diana Celestino
Docente Faculdade IBGM
Especialista em MKT e Propaganda
Mestranda em Comércio Exterior e Relações Internacionais UFPE

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres preferem lojas de rua, diz pesquisa

Por Sylvia de Sá, do Mundo do Marketing

Estudo revela que 67% das consumidoras realizaram compras pessoais nos últimos 30 dias

Uma pesquisa realizada pelo Ibope Mídia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher comprova que são as mulheres quem gastam mais. Segundo o levantamento, baseado nas informações da ferramenta Target Group Index, 67% das mulheres realizaram compras pessoais (excluindo bebidas e alimentos) nos últimos 30 dias, em contrapartida ao índice de 58% entre o público masculino.

Das mulheres que foram às compras nos últimos 30 dias, 78% declararam ter comprado roupas femininas, 60% calçados, 43% roupas para homens e 39% roupas para crianças e bebês. Em relação aos locais de compras, 48% das consumidoras preferem as lojas de rua, seguidas pelos shopping centers (33%) e pelas lojas de departamento (24%).

O estudo também indica que as mulheres estão mais conectadas atualmente. Entre as entrevistadas, 10% comentam suas aquisições na internet avaliando a qualidade dos produtos. No público masculino, esse índice sobe para 13%. Para elas, as categorias mais comentadas são as de telefones celulares (31%), equipamentos de TV, vídeo e som (28%), roupas (23%), vida saudável, exercícios e alimentação (17%). A forma de pagamento mais usada é o dinheiro (61%), seguido pelos cartões de crédito (32%), de débito (21%) e cheque (7%).

Um comentário:

Diana Celestino disse...

Olá pessoal,
Sou eu Diana Celestino , Professora de MKT da IBGM.Sobre essa questão de mulheres preferirem as lojas de rua aos Shoppings Centers, depende da situação.Para podermos avaliar isso, temos que ver o perfilo socioeconomico das mulheres pesquisadas, e quais eram os bens e serviços que as mesmas estavam adquirindo.E ainda, pesquisar sobre quais os benefícios que as mesmas procuraram ao escolher o produto. Sabemos que analisando com base na psicologia feminina, as mulheres adoram colecionar e estar preparada para qualquer ocasião, e que nesta ocasião ela possa escolher entre inúmros produtos e não apenas uma opção.Dependendo de quais foram as lojas, podemos associar a quantidade. Para a sociedade " isso é variável de acordo com a marca e público", produtos de shopping center tem maior valor, nesse caso não só o valor econômico, mais também de status, ou seja, esses produtos tem maior valor agregado. Já pela visão do empresário, os produtos de shoppings, tem maior valor, pelos custos agregados ao produto no seu valor final e na percepção de qualidade e status que o produto passa associado ao PDV que ele está inserido.
As lojas de rua, gerealmente passam uma imagem de desconto, preços mais baixos e "pechinha", ou seja, barganha por preço.

Por hj é só.Até mais.

Diana Celestino
Docente Faculdade IBGM
Especialista em MKT e Propaganda
Mestranda em Comércio Exterior e Relações Internacionais UFPE