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terça-feira, 17 de agosto de 2010

Marketing on-line e suas características



Sabe-se que a Internet abriu caminhos para as empresas poderem comercializar por esse canal com uma série de vantagens, entre elas, a participação em um mercado global, onde consumidores, mesmo localizados nas mais diversas regiões geográficas, poderão realizar negócios comqualquer empresa do meio.

A pergunta que muitos ainda fazem é: como atrair e fidelizar esses consumidores?

É importante lembrar que estratégias de marketing próprias para este novo meio sejam empregadas, como já citei varias vezes em artigos anteriores. Deve-se considerar que a web é baseada no processo ativo de obtenção de informações, ou seja, o consumidor procura e escolhe as informações de seu interesse.

Nos dias atuais, não se constrói um relacionamento com cliente através de um monólogo; hoje é preciso criar um relacionamento com duas vias, um diálogo entre empresa e cliente; cliente este que está cada dia mais exigente e não quer mais perder tempo esperando para ser atendido e faz questão de um ótimo atendimento; é preciso escutá-lo para poder lhe oferecer o produto ou serviço que desejar.

Abaixo descrevo as sete características do marketing on-line apresentado por Chleba (1999) para enriquecer este post:

A globalização

Todo mercado local é acessível a um fornecedor mundial. Uma loja virtual na Internet funciona todos os dias, ininterruptamente e pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, não limitando fronteiras no comércio eletrônico.

Bem-vindo à interatividade

Nesse aspecto, a Internet proporciona inúmeras oportunidades contrárias às disponibilizadas por outras mídias tradicionais, como rádio, TV, outdoor, jornais, revistas etc. Buscar informações complementares e controlar o próprio fluxo do relacionamento é uma grande mudança em relação ao marketing tradicional.

A força da personalização

Hoje, a tecnologia nos permite um nível cada vez mais alto de personalização dos serviços e do atendimento e a busca por um tratamento diferenciado e personalizado está aumentando a cada dia; sem dúvida essa característica é uma das forças por trás do novo modelo de marketing on-line.

Integração

Realinhar os processos na cadeia produtiva da empresa, para fornecer uma resposta eficiente ao consumidor, integrando as diversas áreas e processos internos envolvidos direta ou indiretamente com a satisfação do cliente, preferencialmente com baixo custo.

Ex.: Intranets e Extranets.

Aproximação!

Aqui se destaca a Internet agindo como um canal direto de vendas, ligando clientes a produtores. O consumidor aproxima-se do varejista, com o varejo sem loja, em que as vendas realizam-se através de meios digitais. A cada dia, a forma de fazer negócios em muitos setores está aumentando mais e mais, afetando – e muito – a organização dos canais de distribuição convencionais.

Convergência, uma tendência.


Possibilita a comunicação integrada de textos, som, dados, imagens e também a voz pela Internet.

A democratização da informação

A Internet pode fornecer “muitas” informações para muitos “receptores”, ou seja, diferente dos modelos consagrados de vendas que é apenas um emissor para muitos receptores; para essa característica ressalva-se também a redução de custos proporcionada pelas novas tecnologias digitais.

Apesar de passados vinte anos que Chleba descreveu em seu livro sobre essas características do marketing digital, percebe-se que muitas empresas ainda resistem em acordar para a realidade que é a Internet. Das que já acordaram, muitas ainda não perceberam que construir um website é muito diferente de construir um negócio na Internet, fazendo, assim, aumentar os casos de “insucessos” no uso da rede.

Fonte: midiaboom.com.br

Um comentário:

Viviane Teobaldo disse...

Kd as 7 características?!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Marketing on-line e suas características



Sabe-se que a Internet abriu caminhos para as empresas poderem comercializar por esse canal com uma série de vantagens, entre elas, a participação em um mercado global, onde consumidores, mesmo localizados nas mais diversas regiões geográficas, poderão realizar negócios comqualquer empresa do meio.

A pergunta que muitos ainda fazem é: como atrair e fidelizar esses consumidores?

É importante lembrar que estratégias de marketing próprias para este novo meio sejam empregadas, como já citei varias vezes em artigos anteriores. Deve-se considerar que a web é baseada no processo ativo de obtenção de informações, ou seja, o consumidor procura e escolhe as informações de seu interesse.

Nos dias atuais, não se constrói um relacionamento com cliente através de um monólogo; hoje é preciso criar um relacionamento com duas vias, um diálogo entre empresa e cliente; cliente este que está cada dia mais exigente e não quer mais perder tempo esperando para ser atendido e faz questão de um ótimo atendimento; é preciso escutá-lo para poder lhe oferecer o produto ou serviço que desejar.

Abaixo descrevo as sete características do marketing on-line apresentado por Chleba (1999) para enriquecer este post:

A globalização

Todo mercado local é acessível a um fornecedor mundial. Uma loja virtual na Internet funciona todos os dias, ininterruptamente e pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, não limitando fronteiras no comércio eletrônico.

Bem-vindo à interatividade

Nesse aspecto, a Internet proporciona inúmeras oportunidades contrárias às disponibilizadas por outras mídias tradicionais, como rádio, TV, outdoor, jornais, revistas etc. Buscar informações complementares e controlar o próprio fluxo do relacionamento é uma grande mudança em relação ao marketing tradicional.

A força da personalização

Hoje, a tecnologia nos permite um nível cada vez mais alto de personalização dos serviços e do atendimento e a busca por um tratamento diferenciado e personalizado está aumentando a cada dia; sem dúvida essa característica é uma das forças por trás do novo modelo de marketing on-line.

Integração

Realinhar os processos na cadeia produtiva da empresa, para fornecer uma resposta eficiente ao consumidor, integrando as diversas áreas e processos internos envolvidos direta ou indiretamente com a satisfação do cliente, preferencialmente com baixo custo.

Ex.: Intranets e Extranets.

Aproximação!

Aqui se destaca a Internet agindo como um canal direto de vendas, ligando clientes a produtores. O consumidor aproxima-se do varejista, com o varejo sem loja, em que as vendas realizam-se através de meios digitais. A cada dia, a forma de fazer negócios em muitos setores está aumentando mais e mais, afetando – e muito – a organização dos canais de distribuição convencionais.

Convergência, uma tendência.


Possibilita a comunicação integrada de textos, som, dados, imagens e também a voz pela Internet.

A democratização da informação

A Internet pode fornecer “muitas” informações para muitos “receptores”, ou seja, diferente dos modelos consagrados de vendas que é apenas um emissor para muitos receptores; para essa característica ressalva-se também a redução de custos proporcionada pelas novas tecnologias digitais.

Apesar de passados vinte anos que Chleba descreveu em seu livro sobre essas características do marketing digital, percebe-se que muitas empresas ainda resistem em acordar para a realidade que é a Internet. Das que já acordaram, muitas ainda não perceberam que construir um website é muito diferente de construir um negócio na Internet, fazendo, assim, aumentar os casos de “insucessos” no uso da rede.

Fonte: midiaboom.com.br

Um comentário:

Viviane Teobaldo disse...

Kd as 7 características?!