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sábado, 27 de fevereiro de 2010

Petrobras, Nestlé e Natura são marcas universais



Elas são admiradas por todas as classes sociais e em todas as regiões do Brasil.

Petrobras, Nestlé e Natura estão entre as marcas de maior prestígio do Brasil. Elas são as primeiras do ranking Negócios 100 da revista Época Negócios, com mais de 200 marcas corporativas que se destacaram no ano passado. Mais do que isso, elas são marcas universais, de acordo com Jaime Troiano, sócio-diretor da Troiano, uma das empresas do Grupo Troiano de Branding, que conduziu o estudo para a revista a partir de uma pesquisa com mais de 15 mil pessoas do Brasil.

Ser uma marca universal significa estar presente em todas as regiões do Brasil e ter penetração em todas as classes sociais. Petrobras, Nestlé e Natura são as únicas empresas a figurarem numa listagem de 10 marcas segmentadas por faixa de renda, a qual o Mundo do Marketing obteve acesso em primeira mão. As marcas da petrolífera, da indústria de bens de consumo e da empresa de cosmético são as mais confiáveis e admiradas tanto para quem tem renda de até R$ 1.000,00, quanto por quem recebe até R$ 3.000,00, até R$ 5.000,00 e acima de R$ 8.000,00.

Elas também são unanimidade nas cinco regiões brasileiras. Norte, nordeste, sul, sudeste e centro oeste têm essas marcas como as mais admiradas e confiáveis. “ , democráticas e têm uma atuação nacional muito forte. Elas são capazes de criar identidade e empatia com todos os segmentos da população”, aponta Jaime Troiano, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Proximidade e segmentação fazem a diferença
O que as separa das demais marcas são dois fatores principais: proximidade com o consumidor e segmentação. As empresas tendem a ter mais sucesso de acordo com a proximidade que mantém com seus consumidores. O caso do segmento de companhias aéreas é um exemplo, com a Gol na frente da Tam. “Apesar de tudo de bom que a Tam tem feito, todo o trabalho de construção da marca Gol tem sido no sentido de quebrar a barreira da inacessibilidade, criando um sentimento de inclusão para as pessoas voarem”, explica Troiano.

No quesito segmentação, a diferença fica ainda mais acentuada. Para os consumidores que tem renda de até R$ 1.000,00, a Casas Bahia aparece em nono lugar no índice que mede a confiança e a admiração das marcas da Época Negócios. Já para quem recebe acima de R$ 8.000,00, a marca Casas Bahia cai para a posição de número 76. No outro extremo está a Mercedes, sétima no ranking entre os que recebem mais de R$ 8.000,00 e 47º para quem recebe até R$ 1.000.00. “Isso é a prova do que é segmentação”, afirma o especialista em branding.

É a prova também de que a mídia de massa vem perdendo espaço no Brasil e que a propaganda não é a única responsável pela construção de marcas admiradas e confiáveis. Fosse assim, Casas Bahia, a maior anunciante do país, seria a primeira do ranking. “Só pressão de mídia não cria marcas de prestígio absoluto. Ajuda, mas não é o suficiente”, diz Troiano. Este caso é ainda mais notório, uma vez que a líder do ranking é a Nestlé.

Marcas no divã
A marca suíça aparece em primeiro por uma série de ações tanto institucionais quanto de produto. “Ela faz um trabalho bastante inteligente no mercado. A Nestlé tem se comunicado usando a marca corporativa além de suas marcas de produto”, analisa Jaime Troiano. Ser a marca mais admirada e confiável significa ser escolhida pelo consumidor tanto pelo lado emocional quanto racional. “Admiração é uma avaliação genérica, com uma grande dose emocional. Tem a ver com as relações com as marcas. Já a confiança tem mais relação com a razão”, avalia Troiano.

O ranking Negócios 100 da revista Época Negócios mostrou ainda grandes variações de posições entre as marcas. Bombril subiu 14 posições, Ford caiu 25, Vivo subiu 20 posições, Santander subiu outras 26 posições e Visa, agora Cielo, caiu 33 posições. “Temos uma visão geral e fica difícil explicar as flutuações. Essa é uma iniciativa que deve ser tomada pelas empresas. Cabe a elas fazerem uma leitura criteriosa do que fizeram durante o último ano para poder explicar a sua posição”, recomenda o especialista.

Por Bruno Mello, do Mundo do Marketing

Rider se reinventa para rejuvenescer




Marca muda conceito, produto e público-alvo para conquistar a liderança no mercado.

Quem viveu a década de 1990 deve se lembrar do slogan “Dê férias para os seus pés” e, consequentemente, da Rider. Pois a marca de chinelos está de volta com produtos totalmente repaginados, novo conceito e um público-alvo diferente. Agora, o famoso slogan tira férias e dá lugar ao “Enjoy the Ride”. A nova fase busca conquistar a liderança do mercado de sandálias masculinas nos próximos cinco anos.

Desde outubro de 2009, a Grendene investe no relançamento de uma de suas marcas mais fortes e enfrenta o desafio de rejuvenescer aquele que ficou conhecido como um “chinelo de velho”. Lembrada por campanhas assinadas pela então W/Brasil, de Washington Olivetto (hoje apenas W/), a Rider agora aposta em uma estratégia de Marketing mais segmentada, o que não inclui ações publicitárias em TV aberta.

A princípio, o produto também não será vendido em supermercados. A iniciativa faz parte do planejamento de reconstrução da marca. Outra decisão foi aposentar o modelo tradicional, aquele de tira única, substituído por chinelos de dedos. A marca traz ainda papetes e tênis, alinhados com a temática da aventura e da caminhada explorada neste novo momento, que incentiva o consumidor a curtir todos os momentos do dia a dia.

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sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ENTREVISTA; O impacto das redes sociais na gestão do database marketing

Por Ricardo Sleiman*

É possível aprimorar o database marketing por meio das redes sociais? Depende do ponto de vista, da aceitação de uma nova geração. Na verdade, através dessa infinidade de recursos presentes na web, é possível isso e muito mais. Trabalhar a favor da marca na Era da Colaboração está virando jargão, mas a questão é: vamos praticar ou continuar na teoria?

As redes sociais chegaram para salvar muitas relações e prejudicar outras. Aqui refiro-me não especificamente à relação virtual entre seres humanos, mas entre empresas e consumidores. Para aumentar as chances de fidelizar a marca, só basta uma coisa: querer. Não há mais desculpas, não há mais falta de recursos, não há mais tanto investimento. Ora, a internet facilitou a vida de muitas organizações e pessoas. Quanto se investe em mala direta impressa? Quanto se investe em propaganda para massa?

As universidades aumentam o número de seus cursos e trazem especializações que nunca imaginamos há 20 anos. Sim, programas de formação dedicados exclusivamente ao universo digital. Portanto, definitivamente, contra fatos, não há argumentos. Quem não pensou em um blog para sua empresa, na criação de comunidades virtuais e, pasmem, até no twitter, ainda não se deu conta dos gastos excessivos em tempo e dinheiro que desperdiçam criando e, o pior, sem saber a real receptividade do público que se quer atingir.

Aliás, quem você quer atingir? Qual seu público-alvo? Somos milhões e milhões de seres humanos, com preferências diversas. Hoje podemos gostar de seu produto, mas amanhã podemos mudar de ideia. Não apenas porque resolvemos simplesmente mudar de ideia, mas porque as companhias, talvez mais antenadas com os recursos da web, pesquisaram nossos gostos e criaram, não para elas... para nós. Existe um motivador mais forte que esse para trocarmos sua marca pela concorrência?

Em tempos de atendimento personalizado, adequação de perfis para ofertas customizadas, campanhas de marketing altamente segmentadas e maior interesse pelo que o cliente fala de sua empresa, ignorar as tradicionais críticas e sugestões – só que agora expostas publicamente – significa ser vencido pela concorrência.

A web 2.0 traz interatividade e o database marketing não está fora disso. Não estou falando de cruzamento de dados cadastrais para gerar campos necessários para um trabalho de marketing direto comum. Estou falando de inovação. É claro que a aplicação do database marketing em qualquer organização é um dos pontos principais para assertividade na comunicação.

Depois de nos tornarmos maduros o suficiente para saber que dados desatualizados só trazem prejuízos, chegou a hora de falarmos sobre os recursos para aprimorar o relacionamento com o target. As redes sociais exploram as opiniões, satisfações, insatisfações e formam comunidades contra ou a favor de uma marca. É justamente nesse ponto que é preciso entrar. Um trabalho minucioso sobre o que é exposto em relação a sua marca na web permite alimentar o banco de dados com informações relevantes sobre os gostos e preferências de seu público e, com isso, acertar ainda mais em ações segmentadas.

Na era Colaborativa, onde tudo e todos estão expostos em redes públicas, a gestão pode ser ainda mais eficaz. A pesquisa permanente sobre o que dizem de sua empresa na web é fundamental para alimentar a base. Ao invés de colocar profissionais em campo para pesquisas de satisfação sobre determinado produto e montar um banco de dados com base nos resultados obtidos, por que não montar blogs e comunidades onde as pessoas, ativamente não só entram como buscam essas ferramentas para opinar?

E, o que é melhor, a possibilidade de intermediar, em tempo real, com ações estratégicas que podem mudar a opinião de um cliente insatisfeito é verídica. Nas redes sociais, informações relevantes devem ser abastecidas em uma base para customização da comunicação.

A criação de seus produtos e serviços deve ter base na sua “base”. Não desperdice mais seu tempo e nem invista em soluções que só você acredita. Pode ter dado certo em épocas em que a web não existia. Os modelos de marketing aplicados anteriormente devem ser transformados, inovados.

Antigamente, optávamos pela força de um bom marketing, comprávamos pelas poucas opções e muitas vezes porque nossas opiniões nunca foram levadas em consideração. Hoje, em meio a tanta falta de tempo e muito trabalho, queremos ser bem atendidos, buscamos marcas que se preocupam conosco e trazem o que estamos precisando. Não nos interessamos por spams, comunicação em massa, banners, pop-ups que nos impedem de enxergar o que teclamos para ler...

A excelência do marketing digital é diretamente proporcional ao estudo sobre seu cliente ou potencial público. Cuide-se, a geração Y chegou e já está contaminando a geração X. O caminho é sem volta! E o de sua marca? Também.

* Ricardo Sleiman é CEO da ZipCode. ricardo.sleiman@zipcode.com.br

Case de Sucesso: Do Bem, um caso de sucesso sem um departamento de Marketing



Colocar frutas em caixinhas divertidas. Essa é a missão da Do Bem. A empresa carioca nasceu há três anos e, desde então, vem mostrando ao mercado que é possível oferecer uma solução saudável e prática de sucos de frutas que ainda proporcione uma experiência diferenciada.

Com ações de Marketing focadas em mídias digitais e relacionamento, além de embalagens com design diferenciado, a Do Bem conseguiu se destacar e hoje seus sucos estão presentes em mais de 400 pontos-de-venda do estado do Rio de Janeiro. Do produto em si à marca, passando pela estratégia adotada e pela filosofia da empresa, tudo na Do Bem é diferente.

A história começa em 2007 quando o administrador de empresas Marcos Leta, cansado do ambiente corporativo, decide acumular conhecimento para produzir um suco de caixinha que não levasse água, açúcar, conservante, nem qualquer outro aditivo. Ou seja, apenas frutas.

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Renner entra no comércio eletrônico



A Renner lança sua loja virtual. Por enquanto, a marca comercializa apenas produtos de perfumaria e beleza, moda íntima e relógios no e-commerce. O Mundo do Marketing entrou em contato com a empresa para detalhar o projeto, mas a Renner se pronunciará apenas quando a operação estiver completa.

Lego abrirá loja no Brasil



Após um crescimento recorde no Brasil, a Lego planeja abrir uma loja no país até o fim do primeiro trimestre de 2010. O local já foi escolhido: o Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. A abertura de um ponto-de-venda da marca pretende criar uma referência da Lego e de seu conceito no mercado nacional para estimular as vendas dos produtos em todo o varejo do país.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Marketing logístico

Os limites entre o marketing e a logística nem sempre têm sido os mais claros, há quem diga que o marketing parte da logística e a logística parte deste e que a logística é uma função de marketing e que estes dois conceitos estão sempre ligados mas cada um faz as suas funções, o marketing ocupa-se com a satisfação e a fidelização do cliente enquanto a logística promove o serviço ao cliente. Um bom marketing numa empresa logística, e claro os bons serviços prestados por esta, estabelece uma óptima relação entre o cliente e fornecedor e o marketing acaba por ser um bom elo para as relações institucionais e faz com que o consumidor goste ainda mais dos produtos e serviços das empresas logísticas. O marketing é importante mas no entanto se não houver um bom serviço logístico acaba por não servir e não fideliza clientes como é sempre o objectivo de qualquer empresa, seja esta de logística ou não. É através do bom serviço logístico que o cliente dá valor a empresa. Uma empresa com bom marketing e maus serviços não vinga no mercado, no entanto uma empresa com um bom serviço logístico poderá vingar no mercado mesmo com um marketing mau ou ausente (Dias, 2005, p.287-288).

A logística baseada no marketing está nos serviços que a mesma pode prestar dentro da concepção dos 4P´s de Marketing: preço, produto, promoção e ponto de venda, claro que ainda temos algumas ferramentas como a pesquisa, ponto de distribuição. A logística está em todas estas ferramentas ajudando a agregar valor no produto ou serviço

FONTE: WIKIPÉDIA

Moral e Ética: Dois Conceitos de Uma Mesma Realidade

A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.

Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.

Já a palavra Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

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terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Marketing Olfativo: Que cheiro tem sua marca?

Alguma vez você já se perguntou que aroma têm as marcas?


Por que o aroma de um creme solar lembra as férias? Por que o cheiro da fumaça da lenha queimada lembra uma imagem de inverno em família? Até há pouco tempo, ninguém parava para pensar nessas perguntas, e as empresas não tinham se dado conta do efeito que produz um aroma agradável na experiência do cliente. A maior parte das empresas baseia sua identidade corporativa na imagem (no logotipo, no patrocínio ou no mobiliário dos estabelecimentos) e no som (o fundo musical das lojas ou a melodia de um anúncio da televisão). Contudo, a emoção que evoca um odor pode ser decisiva na hora da compra e é possível identificá-lo com os valores que a marca pretende transmitir. Pode inclusive servir para melhorar a produtividade e as condições de trabalho de uma empresa.

“Há uma mudança de tendência muito importante no processo de escolha do consumidor”, observa Roberto Álvarez del Blanco, professor de Marketing do Instituto de Empresa (IE). Isto se deve à neuroeconomia, “que é a combinação da neurociência, da economia e da psicologia no estudo do processo de escolha dos indivíduos. Esta ciência analisa o papel do cérebro quando a pessoa avalia uma decisão a tomar, quando examina os riscos e as recompensas e a forma como as pessoas interagem umas com as outras”, explica. De acordo com o professor do IE, esse conhecimento permite, por exemplo, “que compreendamos com exatidão a resposta humana diante das cores, da luz e dos aromas”. Contudo, Gerard Costa, professor de Marketing da escola de negócios Esade, diz que não estamos diante de uma mudança de tendência. “A experiência relativa à percepção dos odores corporativos, porém, requer uma técnica ainda muito incipiente”, observa.

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Marketing Ambiental agrega valor ao produto

O que é o Marketing Ambiental?
Também conhecido como marketing ecológico ou verde, o marketing ambiental é uma modalidade que visa enfocar as necessidades de consumidores ecologicamente conscientes e contribuir para a criação de uma sociedade sustentável.

Como ele surge?

A primeira etapa coincide com a época em que a ecologia passou a merecer atenção, na segunda metade do século XX.

A legislação ambiental, a pressão de grupos ambientalistas e o surgimento de consumidores que querem qualidade de vida condicionam o mercado e criam ambiente propício para o desenvolvimento do marketing ambiental. Ao utilizar estratégias desta modalidade, empresas e outras entidades, entre elas as organizações não-governamentais reforçam uma imagem positiva frente à sociedade e posicionam seu produto ou serviço no mercado, diferenciando-o dos demais.

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MERCADO: Liquidação demais afeta a lucratividade



O consumidor mais atento que percorre um shopping com relativa frequência percebe: é cada vez mais comum ver os adesivos de liquidação e de queima de estoque nas vitrines das lojas de vestuário e moda. Antes restrita ao fim das estações da moda, a venda de produtos a preços reduzidos já é feita a cada 15 dias por varejistas como a Zara e ganha força em todo o mercado após datas comemorativas como o Natal e o Dia das Mães, o que não é nada bom para o lojista.

A utilização deste recurso centenário importado dos Estados Unidos chega a representar mais de um terço do faturamento de algumas marcas de roupa no Brasil. Se a empresa vende 30% de seus produtos a um preço mais baixo, a sua lucratividade será reduzida na mesma proporção. A tendência é que haja uma diminuição ainda maior do lucro das empresas que embarcam no festival das liquidações, uma vez que as queimas de estoque estão sendo antecipadas e até variáveis incontroláveis como o clima afetam na demanda.

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GUERRILHA: Ação em carrinhos de bagagens no Aeroporto Internacional de São Paulo



Para angariar novas doações para a ADD (Associação Desportiva para Deficientes), a agência age. criou uma ação, no começo do ano, utilizando os carrinhos para carregar bagagens do aeroporto internacional de São Paulo, um dos mais movimentados do mundo.

Na ação, eles usaram a foto de um atleta de basquete paraolímpico em forma de display que era afixado na lateral do carrinho, dando a impressão que a pessoa estava empurrando a cadeira de rodas, completando a ação com a mensagem: “Ajude um atleta a ir para a Paraolimpíada. Faça uma doação.”

Assista ao VÍDEO AQUI

Nike | Mandingas - Filme conta a história da camisa n° 2 da Seleção de Futebol do BRASIL

Você pode ser mais uma das pessoas que não gostou do uniforme nº 2 da Seleção Brasileira, que parece a Suécia, mas a Nike preparou um curta só pra ele.

O filme conta a história da camisa azul, e suas participações em momentos decisivos para o Brasil. Maicon, Luís Fabiano e Robinho estrelam o curta, e contam que mais do que treino e habilidade, é preciso ter a velha e boa mandinga.

A criação é da F/Nazca.

Assista o FILME AQUI

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Até os experts subestimam o Twitter


O tão famigerado poder da Web 2.0, em especial das mídias sociais continua a crescer exponencialmente a cada dia. É óbvio que ainda há muita gente que nem liga para 140 caracteres, mas há quem faça dinheiro com eles e ainda presta consultoria para quem quer fazer o mesmo.

A Ketchum, uma das maiores referências em relações públicas no mundo, recentemente nos deu um bom exemplo do que NÃO fazer com o Twitter. Veja que este é o caso de uma grande empresa global, mas pode facilmente acontecer com qualquer um que pensa que certas atitudes passam incólumes.

Há alguns dias, James Andrews, um vice-presidente executivo de contas da Ketchum foi até Memphis (terra natal do Elvis) para se encontrar com um de seus mais valiosos clientes, a FedEx. Ele, como bom especialista em relações públicas que é, foi até lá para fazer uma apresentação sobre o poder e a influência que permeia as mídias sociais, das quais o Twitter é um dos maiores expoentes. Assim que chegou lá postou em sua conta pessoal:

Tenho que confessar: estou em uma daquelas cidades onde coço a cabeça e digo: ‘prefiro morrer a ter que morar aqui.’

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Pesquisa americana mostra que Sampling "Amostra Grátis" funciona

Quer que alguém compre seu produto? Então dê um grauitamente! Enquanto isso pode parecer contraditório, uma pesquisa realizada pela Arbitron prova que sampling funciona.

Mais de um terço (35%) dos consumidores que provaram uma amostra compraram o produto durante a mesma ida às compras. Segundo medição conduzida por telefone com 1.857 respondentes, 58% dos entrevistados disseram que comprariam o produto novamente depois de experimentarem.Sampling, que atinge 70 milhões de consumidores por quartil, “é tanto um meio eficaz de atrair novos consumidores, quanto fidelizar aqueles que já consumiam o produto”, disse Carol Edwards, SVP de Vendas do Departamento de Mídia Exterior da Arbitron.


A pesquisa dividiu os consumidores em 3 segmentos: aquisições (aqueles que nunca haviam consumido o produto antes), conversões (aqueles que comprariam o produto depois de experimentar) e retenções (aqueles que já compraram anteriormente).

85% das retenções que provaram um produto disseram que comprariam novamente, comparados aos 60% de conversões. Quase metade (47%) disse que querem comprar o produto, 28% responderam que receberam amostras nos últimos 3 meses e deste grupo, 64% afirmou ter aceitado a amostra.

Talvez a conclusão mais surpreendente: quase ¼ dos entrevistados (24%) afirmaram ter comprador o produto experimentado no lugar daquele previamente planejado.

Relacionar-se é o segredo

Quanto custa manter contato com outras pessoas a fim de ter acesso a oportunidades? Em um país onde o jeitinho brasileiro predomina, podemos dizer que a manutenção de bons relacionamentos pode ser muito útil às empresas e à seus gestores. Relacionar-se é o segredo!

Não falarei aqui do relacionamento entre empresa e cliente externo, e sim da rede de relacionamentos que cada empresário deve cultivar em sua trajetória profissional. E que de certa forma, poderá influenciar no sucesso da empresa.

Cabe aqui recordar que dificilmente as pessoas decidem e fazem escolhas de forma individualizada, fora de um contexto social. As pessoas, como as empresas, fazem parte de um sistema muito mais complexo do que elas mesmas. A maior parte de suas ações está inserida e sofrem influencia e influenciam o contexto em que estão.

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Bola de futebol transparente não usa ar e muda de cor quando sai de campo


A empresa recém-criada Agent desenvolveu a CTRUS, uma bola de futebol transparente que não é cheia de ar e, além disso, acende e muda de cor de acordo com a condição de jogo. Se a bola sai dos limites do campos, por exemplo, ela muda da cor verde para roxo. Mesmo sem usar ar, o material utilizado imita a capacidade de rebate de uma bola convencional. A bola tem uma estrutura interna e é toda feita com elastómetro, um polímero com propriedades altamente elásticas. Para mudar de cor, a bola conta com um pequeno sistema interno e interativo de detecção que se comunica, por meio de wireless, com estações de controle no próprio estádio. A mudança de cor se dá por rádio-frequência. A proposta é também ajudar os próprios juízes a tirar as dúvidas durante um jogo.

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sábado, 20 de fevereiro de 2010

Economia de luz no horário de verão deve chegar a 0,5%

São Paulo – O governo estima que a redução total da energia consumida nesta jornada de horário de verão seja da ordem de 0,5%, cerca de 560 Gwh (gigawatts/hora) nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e 226 GWh na Região Sul. Já a previsão de redução da demanda para esta edição deve ficar em 4,5% no Sudeste e no Centro-Oeste (1.900 MW) - o suficiente para abastecer uma cidade com 5 milhões de habitantes. No Sul, a previsão deve ficar em 4,7% de redução na demanda, o que representa 575 MW, uma cidade com 1,5 milhão de pessoas, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME).

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Nestlé lucra menos em 2009, mas mostra otimismo para este ano


SÃO PAULO - A suíça Nestlé elevou seu dividendo e comunicou um novo programa de recompra de ações no mesmo dia em que apresentou um lucro líquido de 10,428 bilhões de francos suíços (US$ 9,67 bilhões) em 2009.

Apesar de a cifra ser 42% inferior a de um ano antes, quando ganhou 18,039 bilhões de francos suíços, a fabricante de alimentos e bebidas conseguiu atender às expectativas do mercado.

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EMPREENDEDORISMO: Site brasileiro aluga bolsas de grife


As empresárias Bel Braga e Bianca Silveira estudaram a cara do luxo no Brasil para adaptar o modelo de negócio internacional e hoje têm, em média, 50 clientes por dia.

Marc Jacobs por R$ 40, Miu Miu por R$ 60 e Chloé por R$ 178. Parece, mas não é nenhuma grande liquidação de bolsas de grifes. Os preços baixos fazem parte de um cardápio de marcas montado pelas cariocas Bel Braga, de 28 anos, e Bianca Silveira, de 29 anos, donas do site BoBags.

Quem assistiu ao filme Sex and the City entende bem a ideia das sócias. No cinema, Louise, secretária de Carrie Bradshaw - a personagem principal - não tinha muito dinheiro, mas desfilava uma Louis Vuitton original. A bolsa era alugada e é isto que o site brasileiro – que nasceu há oito meses - se propõe a fazer.

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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Como o iPad pode revolucionar a mídia e o marketing


Escreve aí. O iPad, assim como outros e-readers, vai permitir novas formas de marketing para atingir consumidores cada vez mais envolvidos com uma publicidade mais interativa e menos interruptiva.

Os anunciantes estão mais otimistas em 2010. Uma das razões, segundo o IAB (Interactive Advertising Bureau), tem a ver com o surgimento constante de novos meios e plataformas oferecidas a eles. Um conforto para quem não pretende perder seus consumidores de vista.

Enquanto os veículos de mídia mais conservadores não abrem mão de um modelo de negócio já ultrapassado, outros, como é o caso do The New York Times, enxergam ricas oportunidades de estabelecer, com essas novas tecnologias, uma positiva relação [notícia x leitor].

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Neuromarketing é a nova arma da Campbell’s

As ciências e os estudos em torno do cérebro humano vêm avançando em ritmo acelerado, o que parece ser benéfico para nós, que trabalhamos com marketing e, consequentemente, com a percepção dos espectadores de nossas mensagens e consumidores de nossas marcas.

Felizmente, encontrei um exemplo bem novo e muito interessante para ilustrar a real utilidade do “neuromarketing“, considerado uma chave para o entendimento da lógica de consumo, que visa entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas.

Os cientistas da Campbell’s, conhecida marca de sopas e enlatados, passaram dois anos pesquisando mudanças microscópicas na hidratação da pele, no batimento cardíaco e em outros indicadores biométricos para descobrir como as pessoas reagem a todo tipo de coisa, de fotos de tigelas de sopa ao desenho do logotipo.

O resultado gerou algumas mudanças significativas no posicionamento de seus produtos e da própria marca, como você pode conferir na imagem acima, divulgada pelo The Wall Street Journal.

Após essas mudanças, a marca descobriu que há possibilidades de impulsionar as suas vendas, o que fará também com que esta tendência seja mais explorada e popularizada.

Eu acredito que, com tantas mudanças na forma de consumir, o “neuromarketing” seja percebido como uma ferramenta altamente eficaz para detectar razões e emoções dos consumidores.

Se buscamos a preferência deles, temos que, no mínimo, conhecê-los cada vez melhor.

Circulação de jornais brasileiros cai em 2009


omo já esperado, as previsões negativas sobre a decadência de uma das mídias mais tradicionais que conhecemos se concretiza. A Meio e Mensagem publicou uma matéria divulgando que a circulação dos 20 maiores jornais brasileiros caiu quase 7% no ano passado.

Dos 20, apenas 6 conseguiram aumentar as vendas - Daqui (31%), Expresso da Informação (15,7%), Lance (10%), Correio Braziliense (6,7%), Agora São Paulo (4,8%) e Zero Hora (2%), enquanto 3 conseguiram se manter estáveis - Correio do Povo, A Tribuna e Valor Econômico - e 11 viram suas vendas diminuirem - O Dia (-31,7%), Meia Hora (-19,8%), Diário de S. Paulo (-18,6%), Jornal da Tarde (-17,6%), Extra (-13,7%), O Estado de S. Paulo (-13,5%), Diário Gaúcho (-12%), O Globo (-8,6%), Folha de S. Paulo (-5%), Super Notícia (-4,5) e Estado de Minas (-2%).

O ranking não sofreu alterações significativas. A liderança continua com a Folha de São Paulo. Os dados são do Instituto Verificador de Circulação (IVC).

Crescimento da Coca Cola no Brasil em 2009


A Coca-Cola divulgou hoje o seu desempenho anual e declarou que cresceu 3% no mercado global e 4% no mercado brasileiro (17 bilhões de reais).

O investimento no nosso mercado também está aumentando ano após ano. Vejam o investimento dos últimos seis anos e a previsão para 2010:

2004 - R$ 550 milhões
2005 - R$ 710 milhões
2006 - R$ 750 milhões
2007 - R$ 1,3 bilhão
2008 - R$ 1,5 bilhão
2009 - R$ 1,7 bilhão
2010 - R$ 2 bilhões

A justificativa para o aumento gradativo é a perspectiva de crescimento do país e o relativamente baixo consumo per capita de refrigerante no Brasil, que é de 200 doses (237 ml) por habitante/ano. Pra se ter uma noção, os americanos consomem 600 doses, enquanto os mexicanos consomem 650, maior índice mundial.

W/McCann será a primeira agência do Rio e uma das cinco maiores do Brasil


O martelo pode ser batido nos próximos dias para a nova agência W/McCann, resultado da fusão entre a W/ do Olivetto e a McCann Erickson. Terá sua sede no Rio de Janeiro e será uma das cinco maiores do Brasil (a maior do Rio aliás). McCann conta com alguns clientes de cunho carioca como a Coca-Cola, L'Oréal e a TIM, já a W/ leva a Piraquê, Zona Sul e Unimed Rio (entre outras tantas).

Walmart é considerada a marca mais valiosa do mundo


De acordo com a Brand Finance, a rede de supermercados Walmart foi considerada pelo segundo ano consecutivo a marca mais valiosa do mundo. Ela foi avaliada em US$ 41, 4 bilhões, ainda mais do que valia em 2009. O segundo lugar foi ocupado pela marca Google, seguida pela Coca-Cola, IBM e Microsoft.

Dentre as 500 marcas avaliadas, oito são brasileiras; são elas Bradesco (42º), Itaú (115º), Banco do Brasil (117º), Petrobrás (147º), Vivo (194º), Oi (196º), Gerdau (437º) e Vale (486º).

Nova Campanha da VISA pra Copa do Mundo da FIFA

Do gordinho sentado no sofá comento salgadinho enquanto assiste futebol, ao jogador que marca gol na Copa do Mundo. É a evolução apresentada pela Visa, em sua primeira campanha voltada para a torneio na África do Sul.

O cara cruza o mundo com um cartão Visa e vira atleta. A criação é da Saatchi & Saatchi de Londres, com produção da Gorgeous.

Confira Aquit

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Termos mais usados em Marketing

Glossário de termos mais usados em MARKETING

NETWORKING
Definição: Rede de relacionamentos informais dentro e fora da empresa, tecida com o objetivo de conseguir informações privilegiadas que permitam agilizar um output.
Output: (PRODUÇÃO OU POTÊNCIA DE ELETRICIDADE)

START UP
Definição: Alinhamento dos recursos indispensáveis para iniciar uma empreitada, um empreendimento.


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Flash Mob, Happening ou Mkt de Guerrilha?

Você sabia que o termo Flash Mob teve origem no ano de 1800? Sabia que os primeiros Flash Mobs foram motivados por aspirações políticas mesmo antes do surgimento do e-mail? Ou que o termo marketing de guerrilha vem da guerrilha bélica, cuja principal estratégia era a ocultação e mobilidade dos combatentes? Então, posso apostar que você ainda acha que a coreografia do Black Eyed Peas no show da Oprah também era um Flash Mob. Ou não era?

Confira mais aqui

Vídeo viral mais visto

Galera tai o vídeo viral mais visto nos últimos 7 dias. + de 1milhão.

Confira mais aqui

Galera comercial Animal do novo celular do Google, o Nexus One

Galera comercial Animal do novo celular do Google, o Nexus One.

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Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda?

Certo dia, ouvi uma pessoa perguntando para o seu amigo o seguinte: “por que as faculdades sempre dizem que o curso é de publicidade[bb] e propaganda? Não é a mesma coisa”? Nesse momento, parei alguns segundos para refletir sobre a questão. Muita gente, até mesmo quem trabalha na área, não sabe a diferença entre uma e outra.

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Pesquisas de Marketing nas Redes Sociais

Por que fazer pesquisas de marketing nas redes sociais?

O mercado já conhece a pesquisa de marketing em ambientes off-line, se é que podemos chamar assim. No entanto, diante do acelerado crescimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC’s) e da utilização e participação das pessoas em redes sociais, como Blogs, Orkut, Facebook, Twiter, dentre outros, desponta para os profissionais de marketing um desafio: como utilizar estes espaços para descobrir informações relevantes sobre seus clientes e sobre o mercado.

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Campanha nota 10 - Zoológico na rua


Campanha da agência dinamarquesa Bates Y&R pra promover o zoológico Copenhagen Zoo.

Peugeot de cara nova


A Peugeot está de cara nova. Confira o novo logotipo.

Internet Explorer 6 sem suporte pelo Google

A partir de 1° de março, alguns dos serviços do Google não terão mais suporte no Internet Explorer 6

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Tiger Woods mais valorizado

Com escândalo, Tiger Woods. Segundo a "Forbes", golfista tera marca esportiva de maior valor comercial em todo o mundo.

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Sua empresa na Internet

6 dicas de como planejar sua campanha on-line.

Em entrevista concedida a Assessoria de imprensa da Agência Casanova, o Colunista Felipe Morais apresentou dicas valiosas sobre o que uma empresa tem que fazer antes de entrar no mundo digital. Além de conhecer e participar desse novo modelo de transformação é preciso interagir com seus clientes e acima de tudo, ter conteúdo.

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A embalagem é tudo

Se a propaganda é a alma do negócio, a embalagem é a alma do produto.

Com certeza já ouvimos que a propaganda é a alma do negócio, e nessa mesma lógica, penso que se isso é verdade, há uma grande chance da embalagem ser a alma do produto.
Bem, a importância da embalagem para as empresas que atuam no segmento de bens de consumo já é bastante estudada pelos profissionais de marketing, e por isso tem se tornado um meio eficaz de comunicação entre empresa e consumidor. No entanto há poucas empresas que se preocupam com este componente como sendo parte integrante do produto e, principalmente do negócio a ser efetuado entre as partes interessadas.

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Dica de Mercado

Segurança nas Redes Sociais
Como é minha primeira contribuição, achei por bem começar a escrever sobre o que está na moda nas mídias sociais e os problemas de segurança relacionados, enfocando o questionamento sobre as redes sociais e a manutenção, de forma segura ou não, ou exclusão das contas.

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Grande ação de Marketing da Afal Contigo.
Atores fazem o papel de portadores de alzhéimer e fazem as pessoas sentirem na pele.

Vale a pena ver.
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50 anos em 5 min da Olympus

Esse Comercial é fantástico.
50 Anos em 3 Minutos da Olympus Câmera Digital.

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Dica de Marketing

Ideia boa vende! Filme de Portugal pra incentivar as empresas a apostarem na criatividade.

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Negócios, Networking e Twitter

Dicas de Negócios:
Negócios, Networking E Twitter.

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Dicas de Redes Sociais

Os 5 conceitos mais errados sobre Mídia Social.

Há muitos mitos e confusões sobre a Mídia Social. Como em toda a Web sempre á alguns que levantam mentiras sobre o uso o uso das mídias sobre determinado segmento. Para quem não sabe as mídias podem ser usadas para campanhas, publicidade, etc, mas também para diversão.

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Cultura Inglesa e sua nova campanha viral

Veja a campanha viral da Cultura Inglesa. Uma propaganda de boca-a-boca um tanto diferente.
Vale a pena.
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Fast Company: As 50 empresas mais inovadoras em 2010.

Em sua nova edição, a Fast Company traz a tradicional lista anual das empresas mais inovadoras da atualidade. São várias categorias, passando por política, tecnologia, games, energia, televisão, publicidade, design, etc.

No ranking geral, o Facebook, que no ano passado foi o 15º colocado, ficou em primeiro lugar, seguido por Amazon, Apple e Google. o Twitter também aparece no ranking, pela primeira vez, na 50º posição. Uma das maiores ascensões foi do Wal-Mart, que pulou do 33º para o 9º lugar.

A única agência de publicidade no ranking geral é a Grey New York, que ficou na 24º posição. E a produtora Firstborn em 33º lugar. Essas escolhas dedicadas a empresas de propaganda e marketing me parece especialmente conturbada.

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Adidas voltando aos anos 1980,

Voltando aos anos 1980, a Adidas relançou seu clássico tênis ZX 500, que já era inspirado nos videogames daquela época, leia-se: Atari. E sendo assim, dessa vez colocaram o modelo no mercado com o seu próprio game-retro.

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Nova Campanha da Devassa

Nova Campanha da Devassa "Bem Loura" estreia com a socialite americana Paris Hilton. Confira mais aqui

Site do Forró no Faro está on line

Já está on line o meu mais novo trabalho. O site da Banda Forró no faro. Vocês podem conferir no www.forronofaro.com.br

Acessem e confiram opinem so bre o trabalho.

Fusão entre Microsoft e Yahoo! no mercado de buscas online é liberada

A fusão da Microsoft e do Yahoo! no mercado de buscadores online foi aprovada nesta quinta-feira, 18, pela Comissão Europeia e pelo Departamento de Justiça dos EUA.

Confiram mais no link abaixo.
http://migre.me/krXW

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Petrobras, Nestlé e Natura são marcas universais



Elas são admiradas por todas as classes sociais e em todas as regiões do Brasil.

Petrobras, Nestlé e Natura estão entre as marcas de maior prestígio do Brasil. Elas são as primeiras do ranking Negócios 100 da revista Época Negócios, com mais de 200 marcas corporativas que se destacaram no ano passado. Mais do que isso, elas são marcas universais, de acordo com Jaime Troiano, sócio-diretor da Troiano, uma das empresas do Grupo Troiano de Branding, que conduziu o estudo para a revista a partir de uma pesquisa com mais de 15 mil pessoas do Brasil.

Ser uma marca universal significa estar presente em todas as regiões do Brasil e ter penetração em todas as classes sociais. Petrobras, Nestlé e Natura são as únicas empresas a figurarem numa listagem de 10 marcas segmentadas por faixa de renda, a qual o Mundo do Marketing obteve acesso em primeira mão. As marcas da petrolífera, da indústria de bens de consumo e da empresa de cosmético são as mais confiáveis e admiradas tanto para quem tem renda de até R$ 1.000,00, quanto por quem recebe até R$ 3.000,00, até R$ 5.000,00 e acima de R$ 8.000,00.

Elas também são unanimidade nas cinco regiões brasileiras. Norte, nordeste, sul, sudeste e centro oeste têm essas marcas como as mais admiradas e confiáveis. “ , democráticas e têm uma atuação nacional muito forte. Elas são capazes de criar identidade e empatia com todos os segmentos da população”, aponta Jaime Troiano, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Proximidade e segmentação fazem a diferença
O que as separa das demais marcas são dois fatores principais: proximidade com o consumidor e segmentação. As empresas tendem a ter mais sucesso de acordo com a proximidade que mantém com seus consumidores. O caso do segmento de companhias aéreas é um exemplo, com a Gol na frente da Tam. “Apesar de tudo de bom que a Tam tem feito, todo o trabalho de construção da marca Gol tem sido no sentido de quebrar a barreira da inacessibilidade, criando um sentimento de inclusão para as pessoas voarem”, explica Troiano.

No quesito segmentação, a diferença fica ainda mais acentuada. Para os consumidores que tem renda de até R$ 1.000,00, a Casas Bahia aparece em nono lugar no índice que mede a confiança e a admiração das marcas da Época Negócios. Já para quem recebe acima de R$ 8.000,00, a marca Casas Bahia cai para a posição de número 76. No outro extremo está a Mercedes, sétima no ranking entre os que recebem mais de R$ 8.000,00 e 47º para quem recebe até R$ 1.000.00. “Isso é a prova do que é segmentação”, afirma o especialista em branding.

É a prova também de que a mídia de massa vem perdendo espaço no Brasil e que a propaganda não é a única responsável pela construção de marcas admiradas e confiáveis. Fosse assim, Casas Bahia, a maior anunciante do país, seria a primeira do ranking. “Só pressão de mídia não cria marcas de prestígio absoluto. Ajuda, mas não é o suficiente”, diz Troiano. Este caso é ainda mais notório, uma vez que a líder do ranking é a Nestlé.

Marcas no divã
A marca suíça aparece em primeiro por uma série de ações tanto institucionais quanto de produto. “Ela faz um trabalho bastante inteligente no mercado. A Nestlé tem se comunicado usando a marca corporativa além de suas marcas de produto”, analisa Jaime Troiano. Ser a marca mais admirada e confiável significa ser escolhida pelo consumidor tanto pelo lado emocional quanto racional. “Admiração é uma avaliação genérica, com uma grande dose emocional. Tem a ver com as relações com as marcas. Já a confiança tem mais relação com a razão”, avalia Troiano.

O ranking Negócios 100 da revista Época Negócios mostrou ainda grandes variações de posições entre as marcas. Bombril subiu 14 posições, Ford caiu 25, Vivo subiu 20 posições, Santander subiu outras 26 posições e Visa, agora Cielo, caiu 33 posições. “Temos uma visão geral e fica difícil explicar as flutuações. Essa é uma iniciativa que deve ser tomada pelas empresas. Cabe a elas fazerem uma leitura criteriosa do que fizeram durante o último ano para poder explicar a sua posição”, recomenda o especialista.

Por Bruno Mello, do Mundo do Marketing

Rider se reinventa para rejuvenescer




Marca muda conceito, produto e público-alvo para conquistar a liderança no mercado.

Quem viveu a década de 1990 deve se lembrar do slogan “Dê férias para os seus pés” e, consequentemente, da Rider. Pois a marca de chinelos está de volta com produtos totalmente repaginados, novo conceito e um público-alvo diferente. Agora, o famoso slogan tira férias e dá lugar ao “Enjoy the Ride”. A nova fase busca conquistar a liderança do mercado de sandálias masculinas nos próximos cinco anos.

Desde outubro de 2009, a Grendene investe no relançamento de uma de suas marcas mais fortes e enfrenta o desafio de rejuvenescer aquele que ficou conhecido como um “chinelo de velho”. Lembrada por campanhas assinadas pela então W/Brasil, de Washington Olivetto (hoje apenas W/), a Rider agora aposta em uma estratégia de Marketing mais segmentada, o que não inclui ações publicitárias em TV aberta.

A princípio, o produto também não será vendido em supermercados. A iniciativa faz parte do planejamento de reconstrução da marca. Outra decisão foi aposentar o modelo tradicional, aquele de tira única, substituído por chinelos de dedos. A marca traz ainda papetes e tênis, alinhados com a temática da aventura e da caminhada explorada neste novo momento, que incentiva o consumidor a curtir todos os momentos do dia a dia.

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sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ENTREVISTA; O impacto das redes sociais na gestão do database marketing

Por Ricardo Sleiman*

É possível aprimorar o database marketing por meio das redes sociais? Depende do ponto de vista, da aceitação de uma nova geração. Na verdade, através dessa infinidade de recursos presentes na web, é possível isso e muito mais. Trabalhar a favor da marca na Era da Colaboração está virando jargão, mas a questão é: vamos praticar ou continuar na teoria?

As redes sociais chegaram para salvar muitas relações e prejudicar outras. Aqui refiro-me não especificamente à relação virtual entre seres humanos, mas entre empresas e consumidores. Para aumentar as chances de fidelizar a marca, só basta uma coisa: querer. Não há mais desculpas, não há mais falta de recursos, não há mais tanto investimento. Ora, a internet facilitou a vida de muitas organizações e pessoas. Quanto se investe em mala direta impressa? Quanto se investe em propaganda para massa?

As universidades aumentam o número de seus cursos e trazem especializações que nunca imaginamos há 20 anos. Sim, programas de formação dedicados exclusivamente ao universo digital. Portanto, definitivamente, contra fatos, não há argumentos. Quem não pensou em um blog para sua empresa, na criação de comunidades virtuais e, pasmem, até no twitter, ainda não se deu conta dos gastos excessivos em tempo e dinheiro que desperdiçam criando e, o pior, sem saber a real receptividade do público que se quer atingir.

Aliás, quem você quer atingir? Qual seu público-alvo? Somos milhões e milhões de seres humanos, com preferências diversas. Hoje podemos gostar de seu produto, mas amanhã podemos mudar de ideia. Não apenas porque resolvemos simplesmente mudar de ideia, mas porque as companhias, talvez mais antenadas com os recursos da web, pesquisaram nossos gostos e criaram, não para elas... para nós. Existe um motivador mais forte que esse para trocarmos sua marca pela concorrência?

Em tempos de atendimento personalizado, adequação de perfis para ofertas customizadas, campanhas de marketing altamente segmentadas e maior interesse pelo que o cliente fala de sua empresa, ignorar as tradicionais críticas e sugestões – só que agora expostas publicamente – significa ser vencido pela concorrência.

A web 2.0 traz interatividade e o database marketing não está fora disso. Não estou falando de cruzamento de dados cadastrais para gerar campos necessários para um trabalho de marketing direto comum. Estou falando de inovação. É claro que a aplicação do database marketing em qualquer organização é um dos pontos principais para assertividade na comunicação.

Depois de nos tornarmos maduros o suficiente para saber que dados desatualizados só trazem prejuízos, chegou a hora de falarmos sobre os recursos para aprimorar o relacionamento com o target. As redes sociais exploram as opiniões, satisfações, insatisfações e formam comunidades contra ou a favor de uma marca. É justamente nesse ponto que é preciso entrar. Um trabalho minucioso sobre o que é exposto em relação a sua marca na web permite alimentar o banco de dados com informações relevantes sobre os gostos e preferências de seu público e, com isso, acertar ainda mais em ações segmentadas.

Na era Colaborativa, onde tudo e todos estão expostos em redes públicas, a gestão pode ser ainda mais eficaz. A pesquisa permanente sobre o que dizem de sua empresa na web é fundamental para alimentar a base. Ao invés de colocar profissionais em campo para pesquisas de satisfação sobre determinado produto e montar um banco de dados com base nos resultados obtidos, por que não montar blogs e comunidades onde as pessoas, ativamente não só entram como buscam essas ferramentas para opinar?

E, o que é melhor, a possibilidade de intermediar, em tempo real, com ações estratégicas que podem mudar a opinião de um cliente insatisfeito é verídica. Nas redes sociais, informações relevantes devem ser abastecidas em uma base para customização da comunicação.

A criação de seus produtos e serviços deve ter base na sua “base”. Não desperdice mais seu tempo e nem invista em soluções que só você acredita. Pode ter dado certo em épocas em que a web não existia. Os modelos de marketing aplicados anteriormente devem ser transformados, inovados.

Antigamente, optávamos pela força de um bom marketing, comprávamos pelas poucas opções e muitas vezes porque nossas opiniões nunca foram levadas em consideração. Hoje, em meio a tanta falta de tempo e muito trabalho, queremos ser bem atendidos, buscamos marcas que se preocupam conosco e trazem o que estamos precisando. Não nos interessamos por spams, comunicação em massa, banners, pop-ups que nos impedem de enxergar o que teclamos para ler...

A excelência do marketing digital é diretamente proporcional ao estudo sobre seu cliente ou potencial público. Cuide-se, a geração Y chegou e já está contaminando a geração X. O caminho é sem volta! E o de sua marca? Também.

* Ricardo Sleiman é CEO da ZipCode. ricardo.sleiman@zipcode.com.br

Case de Sucesso: Do Bem, um caso de sucesso sem um departamento de Marketing



Colocar frutas em caixinhas divertidas. Essa é a missão da Do Bem. A empresa carioca nasceu há três anos e, desde então, vem mostrando ao mercado que é possível oferecer uma solução saudável e prática de sucos de frutas que ainda proporcione uma experiência diferenciada.

Com ações de Marketing focadas em mídias digitais e relacionamento, além de embalagens com design diferenciado, a Do Bem conseguiu se destacar e hoje seus sucos estão presentes em mais de 400 pontos-de-venda do estado do Rio de Janeiro. Do produto em si à marca, passando pela estratégia adotada e pela filosofia da empresa, tudo na Do Bem é diferente.

A história começa em 2007 quando o administrador de empresas Marcos Leta, cansado do ambiente corporativo, decide acumular conhecimento para produzir um suco de caixinha que não levasse água, açúcar, conservante, nem qualquer outro aditivo. Ou seja, apenas frutas.

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Renner entra no comércio eletrônico



A Renner lança sua loja virtual. Por enquanto, a marca comercializa apenas produtos de perfumaria e beleza, moda íntima e relógios no e-commerce. O Mundo do Marketing entrou em contato com a empresa para detalhar o projeto, mas a Renner se pronunciará apenas quando a operação estiver completa.

Lego abrirá loja no Brasil



Após um crescimento recorde no Brasil, a Lego planeja abrir uma loja no país até o fim do primeiro trimestre de 2010. O local já foi escolhido: o Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. A abertura de um ponto-de-venda da marca pretende criar uma referência da Lego e de seu conceito no mercado nacional para estimular as vendas dos produtos em todo o varejo do país.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Marketing logístico

Os limites entre o marketing e a logística nem sempre têm sido os mais claros, há quem diga que o marketing parte da logística e a logística parte deste e que a logística é uma função de marketing e que estes dois conceitos estão sempre ligados mas cada um faz as suas funções, o marketing ocupa-se com a satisfação e a fidelização do cliente enquanto a logística promove o serviço ao cliente. Um bom marketing numa empresa logística, e claro os bons serviços prestados por esta, estabelece uma óptima relação entre o cliente e fornecedor e o marketing acaba por ser um bom elo para as relações institucionais e faz com que o consumidor goste ainda mais dos produtos e serviços das empresas logísticas. O marketing é importante mas no entanto se não houver um bom serviço logístico acaba por não servir e não fideliza clientes como é sempre o objectivo de qualquer empresa, seja esta de logística ou não. É através do bom serviço logístico que o cliente dá valor a empresa. Uma empresa com bom marketing e maus serviços não vinga no mercado, no entanto uma empresa com um bom serviço logístico poderá vingar no mercado mesmo com um marketing mau ou ausente (Dias, 2005, p.287-288).

A logística baseada no marketing está nos serviços que a mesma pode prestar dentro da concepção dos 4P´s de Marketing: preço, produto, promoção e ponto de venda, claro que ainda temos algumas ferramentas como a pesquisa, ponto de distribuição. A logística está em todas estas ferramentas ajudando a agregar valor no produto ou serviço

FONTE: WIKIPÉDIA

Moral e Ética: Dois Conceitos de Uma Mesma Realidade

A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.

Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.

Já a palavra Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

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terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Marketing Olfativo: Que cheiro tem sua marca?

Alguma vez você já se perguntou que aroma têm as marcas?


Por que o aroma de um creme solar lembra as férias? Por que o cheiro da fumaça da lenha queimada lembra uma imagem de inverno em família? Até há pouco tempo, ninguém parava para pensar nessas perguntas, e as empresas não tinham se dado conta do efeito que produz um aroma agradável na experiência do cliente. A maior parte das empresas baseia sua identidade corporativa na imagem (no logotipo, no patrocínio ou no mobiliário dos estabelecimentos) e no som (o fundo musical das lojas ou a melodia de um anúncio da televisão). Contudo, a emoção que evoca um odor pode ser decisiva na hora da compra e é possível identificá-lo com os valores que a marca pretende transmitir. Pode inclusive servir para melhorar a produtividade e as condições de trabalho de uma empresa.

“Há uma mudança de tendência muito importante no processo de escolha do consumidor”, observa Roberto Álvarez del Blanco, professor de Marketing do Instituto de Empresa (IE). Isto se deve à neuroeconomia, “que é a combinação da neurociência, da economia e da psicologia no estudo do processo de escolha dos indivíduos. Esta ciência analisa o papel do cérebro quando a pessoa avalia uma decisão a tomar, quando examina os riscos e as recompensas e a forma como as pessoas interagem umas com as outras”, explica. De acordo com o professor do IE, esse conhecimento permite, por exemplo, “que compreendamos com exatidão a resposta humana diante das cores, da luz e dos aromas”. Contudo, Gerard Costa, professor de Marketing da escola de negócios Esade, diz que não estamos diante de uma mudança de tendência. “A experiência relativa à percepção dos odores corporativos, porém, requer uma técnica ainda muito incipiente”, observa.

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Marketing Ambiental agrega valor ao produto

O que é o Marketing Ambiental?
Também conhecido como marketing ecológico ou verde, o marketing ambiental é uma modalidade que visa enfocar as necessidades de consumidores ecologicamente conscientes e contribuir para a criação de uma sociedade sustentável.

Como ele surge?

A primeira etapa coincide com a época em que a ecologia passou a merecer atenção, na segunda metade do século XX.

A legislação ambiental, a pressão de grupos ambientalistas e o surgimento de consumidores que querem qualidade de vida condicionam o mercado e criam ambiente propício para o desenvolvimento do marketing ambiental. Ao utilizar estratégias desta modalidade, empresas e outras entidades, entre elas as organizações não-governamentais reforçam uma imagem positiva frente à sociedade e posicionam seu produto ou serviço no mercado, diferenciando-o dos demais.

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MERCADO: Liquidação demais afeta a lucratividade



O consumidor mais atento que percorre um shopping com relativa frequência percebe: é cada vez mais comum ver os adesivos de liquidação e de queima de estoque nas vitrines das lojas de vestuário e moda. Antes restrita ao fim das estações da moda, a venda de produtos a preços reduzidos já é feita a cada 15 dias por varejistas como a Zara e ganha força em todo o mercado após datas comemorativas como o Natal e o Dia das Mães, o que não é nada bom para o lojista.

A utilização deste recurso centenário importado dos Estados Unidos chega a representar mais de um terço do faturamento de algumas marcas de roupa no Brasil. Se a empresa vende 30% de seus produtos a um preço mais baixo, a sua lucratividade será reduzida na mesma proporção. A tendência é que haja uma diminuição ainda maior do lucro das empresas que embarcam no festival das liquidações, uma vez que as queimas de estoque estão sendo antecipadas e até variáveis incontroláveis como o clima afetam na demanda.

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GUERRILHA: Ação em carrinhos de bagagens no Aeroporto Internacional de São Paulo



Para angariar novas doações para a ADD (Associação Desportiva para Deficientes), a agência age. criou uma ação, no começo do ano, utilizando os carrinhos para carregar bagagens do aeroporto internacional de São Paulo, um dos mais movimentados do mundo.

Na ação, eles usaram a foto de um atleta de basquete paraolímpico em forma de display que era afixado na lateral do carrinho, dando a impressão que a pessoa estava empurrando a cadeira de rodas, completando a ação com a mensagem: “Ajude um atleta a ir para a Paraolimpíada. Faça uma doação.”

Assista ao VÍDEO AQUI

Nike | Mandingas - Filme conta a história da camisa n° 2 da Seleção de Futebol do BRASIL

Você pode ser mais uma das pessoas que não gostou do uniforme nº 2 da Seleção Brasileira, que parece a Suécia, mas a Nike preparou um curta só pra ele.

O filme conta a história da camisa azul, e suas participações em momentos decisivos para o Brasil. Maicon, Luís Fabiano e Robinho estrelam o curta, e contam que mais do que treino e habilidade, é preciso ter a velha e boa mandinga.

A criação é da F/Nazca.

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segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Até os experts subestimam o Twitter


O tão famigerado poder da Web 2.0, em especial das mídias sociais continua a crescer exponencialmente a cada dia. É óbvio que ainda há muita gente que nem liga para 140 caracteres, mas há quem faça dinheiro com eles e ainda presta consultoria para quem quer fazer o mesmo.

A Ketchum, uma das maiores referências em relações públicas no mundo, recentemente nos deu um bom exemplo do que NÃO fazer com o Twitter. Veja que este é o caso de uma grande empresa global, mas pode facilmente acontecer com qualquer um que pensa que certas atitudes passam incólumes.

Há alguns dias, James Andrews, um vice-presidente executivo de contas da Ketchum foi até Memphis (terra natal do Elvis) para se encontrar com um de seus mais valiosos clientes, a FedEx. Ele, como bom especialista em relações públicas que é, foi até lá para fazer uma apresentação sobre o poder e a influência que permeia as mídias sociais, das quais o Twitter é um dos maiores expoentes. Assim que chegou lá postou em sua conta pessoal:

Tenho que confessar: estou em uma daquelas cidades onde coço a cabeça e digo: ‘prefiro morrer a ter que morar aqui.’

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Pesquisa americana mostra que Sampling "Amostra Grátis" funciona

Quer que alguém compre seu produto? Então dê um grauitamente! Enquanto isso pode parecer contraditório, uma pesquisa realizada pela Arbitron prova que sampling funciona.

Mais de um terço (35%) dos consumidores que provaram uma amostra compraram o produto durante a mesma ida às compras. Segundo medição conduzida por telefone com 1.857 respondentes, 58% dos entrevistados disseram que comprariam o produto novamente depois de experimentarem.Sampling, que atinge 70 milhões de consumidores por quartil, “é tanto um meio eficaz de atrair novos consumidores, quanto fidelizar aqueles que já consumiam o produto”, disse Carol Edwards, SVP de Vendas do Departamento de Mídia Exterior da Arbitron.


A pesquisa dividiu os consumidores em 3 segmentos: aquisições (aqueles que nunca haviam consumido o produto antes), conversões (aqueles que comprariam o produto depois de experimentar) e retenções (aqueles que já compraram anteriormente).

85% das retenções que provaram um produto disseram que comprariam novamente, comparados aos 60% de conversões. Quase metade (47%) disse que querem comprar o produto, 28% responderam que receberam amostras nos últimos 3 meses e deste grupo, 64% afirmou ter aceitado a amostra.

Talvez a conclusão mais surpreendente: quase ¼ dos entrevistados (24%) afirmaram ter comprador o produto experimentado no lugar daquele previamente planejado.

Relacionar-se é o segredo

Quanto custa manter contato com outras pessoas a fim de ter acesso a oportunidades? Em um país onde o jeitinho brasileiro predomina, podemos dizer que a manutenção de bons relacionamentos pode ser muito útil às empresas e à seus gestores. Relacionar-se é o segredo!

Não falarei aqui do relacionamento entre empresa e cliente externo, e sim da rede de relacionamentos que cada empresário deve cultivar em sua trajetória profissional. E que de certa forma, poderá influenciar no sucesso da empresa.

Cabe aqui recordar que dificilmente as pessoas decidem e fazem escolhas de forma individualizada, fora de um contexto social. As pessoas, como as empresas, fazem parte de um sistema muito mais complexo do que elas mesmas. A maior parte de suas ações está inserida e sofrem influencia e influenciam o contexto em que estão.

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Bola de futebol transparente não usa ar e muda de cor quando sai de campo


A empresa recém-criada Agent desenvolveu a CTRUS, uma bola de futebol transparente que não é cheia de ar e, além disso, acende e muda de cor de acordo com a condição de jogo. Se a bola sai dos limites do campos, por exemplo, ela muda da cor verde para roxo. Mesmo sem usar ar, o material utilizado imita a capacidade de rebate de uma bola convencional. A bola tem uma estrutura interna e é toda feita com elastómetro, um polímero com propriedades altamente elásticas. Para mudar de cor, a bola conta com um pequeno sistema interno e interativo de detecção que se comunica, por meio de wireless, com estações de controle no próprio estádio. A mudança de cor se dá por rádio-frequência. A proposta é também ajudar os próprios juízes a tirar as dúvidas durante um jogo.

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sábado, 20 de fevereiro de 2010

Economia de luz no horário de verão deve chegar a 0,5%

São Paulo – O governo estima que a redução total da energia consumida nesta jornada de horário de verão seja da ordem de 0,5%, cerca de 560 Gwh (gigawatts/hora) nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e 226 GWh na Região Sul. Já a previsão de redução da demanda para esta edição deve ficar em 4,5% no Sudeste e no Centro-Oeste (1.900 MW) - o suficiente para abastecer uma cidade com 5 milhões de habitantes. No Sul, a previsão deve ficar em 4,7% de redução na demanda, o que representa 575 MW, uma cidade com 1,5 milhão de pessoas, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME).

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Nestlé lucra menos em 2009, mas mostra otimismo para este ano


SÃO PAULO - A suíça Nestlé elevou seu dividendo e comunicou um novo programa de recompra de ações no mesmo dia em que apresentou um lucro líquido de 10,428 bilhões de francos suíços (US$ 9,67 bilhões) em 2009.

Apesar de a cifra ser 42% inferior a de um ano antes, quando ganhou 18,039 bilhões de francos suíços, a fabricante de alimentos e bebidas conseguiu atender às expectativas do mercado.

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EMPREENDEDORISMO: Site brasileiro aluga bolsas de grife


As empresárias Bel Braga e Bianca Silveira estudaram a cara do luxo no Brasil para adaptar o modelo de negócio internacional e hoje têm, em média, 50 clientes por dia.

Marc Jacobs por R$ 40, Miu Miu por R$ 60 e Chloé por R$ 178. Parece, mas não é nenhuma grande liquidação de bolsas de grifes. Os preços baixos fazem parte de um cardápio de marcas montado pelas cariocas Bel Braga, de 28 anos, e Bianca Silveira, de 29 anos, donas do site BoBags.

Quem assistiu ao filme Sex and the City entende bem a ideia das sócias. No cinema, Louise, secretária de Carrie Bradshaw - a personagem principal - não tinha muito dinheiro, mas desfilava uma Louis Vuitton original. A bolsa era alugada e é isto que o site brasileiro – que nasceu há oito meses - se propõe a fazer.

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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Como o iPad pode revolucionar a mídia e o marketing


Escreve aí. O iPad, assim como outros e-readers, vai permitir novas formas de marketing para atingir consumidores cada vez mais envolvidos com uma publicidade mais interativa e menos interruptiva.

Os anunciantes estão mais otimistas em 2010. Uma das razões, segundo o IAB (Interactive Advertising Bureau), tem a ver com o surgimento constante de novos meios e plataformas oferecidas a eles. Um conforto para quem não pretende perder seus consumidores de vista.

Enquanto os veículos de mídia mais conservadores não abrem mão de um modelo de negócio já ultrapassado, outros, como é o caso do The New York Times, enxergam ricas oportunidades de estabelecer, com essas novas tecnologias, uma positiva relação [notícia x leitor].

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Neuromarketing é a nova arma da Campbell’s

As ciências e os estudos em torno do cérebro humano vêm avançando em ritmo acelerado, o que parece ser benéfico para nós, que trabalhamos com marketing e, consequentemente, com a percepção dos espectadores de nossas mensagens e consumidores de nossas marcas.

Felizmente, encontrei um exemplo bem novo e muito interessante para ilustrar a real utilidade do “neuromarketing“, considerado uma chave para o entendimento da lógica de consumo, que visa entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas.

Os cientistas da Campbell’s, conhecida marca de sopas e enlatados, passaram dois anos pesquisando mudanças microscópicas na hidratação da pele, no batimento cardíaco e em outros indicadores biométricos para descobrir como as pessoas reagem a todo tipo de coisa, de fotos de tigelas de sopa ao desenho do logotipo.

O resultado gerou algumas mudanças significativas no posicionamento de seus produtos e da própria marca, como você pode conferir na imagem acima, divulgada pelo The Wall Street Journal.

Após essas mudanças, a marca descobriu que há possibilidades de impulsionar as suas vendas, o que fará também com que esta tendência seja mais explorada e popularizada.

Eu acredito que, com tantas mudanças na forma de consumir, o “neuromarketing” seja percebido como uma ferramenta altamente eficaz para detectar razões e emoções dos consumidores.

Se buscamos a preferência deles, temos que, no mínimo, conhecê-los cada vez melhor.

Circulação de jornais brasileiros cai em 2009


omo já esperado, as previsões negativas sobre a decadência de uma das mídias mais tradicionais que conhecemos se concretiza. A Meio e Mensagem publicou uma matéria divulgando que a circulação dos 20 maiores jornais brasileiros caiu quase 7% no ano passado.

Dos 20, apenas 6 conseguiram aumentar as vendas - Daqui (31%), Expresso da Informação (15,7%), Lance (10%), Correio Braziliense (6,7%), Agora São Paulo (4,8%) e Zero Hora (2%), enquanto 3 conseguiram se manter estáveis - Correio do Povo, A Tribuna e Valor Econômico - e 11 viram suas vendas diminuirem - O Dia (-31,7%), Meia Hora (-19,8%), Diário de S. Paulo (-18,6%), Jornal da Tarde (-17,6%), Extra (-13,7%), O Estado de S. Paulo (-13,5%), Diário Gaúcho (-12%), O Globo (-8,6%), Folha de S. Paulo (-5%), Super Notícia (-4,5) e Estado de Minas (-2%).

O ranking não sofreu alterações significativas. A liderança continua com a Folha de São Paulo. Os dados são do Instituto Verificador de Circulação (IVC).

Crescimento da Coca Cola no Brasil em 2009


A Coca-Cola divulgou hoje o seu desempenho anual e declarou que cresceu 3% no mercado global e 4% no mercado brasileiro (17 bilhões de reais).

O investimento no nosso mercado também está aumentando ano após ano. Vejam o investimento dos últimos seis anos e a previsão para 2010:

2004 - R$ 550 milhões
2005 - R$ 710 milhões
2006 - R$ 750 milhões
2007 - R$ 1,3 bilhão
2008 - R$ 1,5 bilhão
2009 - R$ 1,7 bilhão
2010 - R$ 2 bilhões

A justificativa para o aumento gradativo é a perspectiva de crescimento do país e o relativamente baixo consumo per capita de refrigerante no Brasil, que é de 200 doses (237 ml) por habitante/ano. Pra se ter uma noção, os americanos consomem 600 doses, enquanto os mexicanos consomem 650, maior índice mundial.

W/McCann será a primeira agência do Rio e uma das cinco maiores do Brasil


O martelo pode ser batido nos próximos dias para a nova agência W/McCann, resultado da fusão entre a W/ do Olivetto e a McCann Erickson. Terá sua sede no Rio de Janeiro e será uma das cinco maiores do Brasil (a maior do Rio aliás). McCann conta com alguns clientes de cunho carioca como a Coca-Cola, L'Oréal e a TIM, já a W/ leva a Piraquê, Zona Sul e Unimed Rio (entre outras tantas).

Walmart é considerada a marca mais valiosa do mundo


De acordo com a Brand Finance, a rede de supermercados Walmart foi considerada pelo segundo ano consecutivo a marca mais valiosa do mundo. Ela foi avaliada em US$ 41, 4 bilhões, ainda mais do que valia em 2009. O segundo lugar foi ocupado pela marca Google, seguida pela Coca-Cola, IBM e Microsoft.

Dentre as 500 marcas avaliadas, oito são brasileiras; são elas Bradesco (42º), Itaú (115º), Banco do Brasil (117º), Petrobrás (147º), Vivo (194º), Oi (196º), Gerdau (437º) e Vale (486º).

Nova Campanha da VISA pra Copa do Mundo da FIFA

Do gordinho sentado no sofá comento salgadinho enquanto assiste futebol, ao jogador que marca gol na Copa do Mundo. É a evolução apresentada pela Visa, em sua primeira campanha voltada para a torneio na África do Sul.

O cara cruza o mundo com um cartão Visa e vira atleta. A criação é da Saatchi & Saatchi de Londres, com produção da Gorgeous.

Confira Aquit

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Termos mais usados em Marketing

Glossário de termos mais usados em MARKETING

NETWORKING
Definição: Rede de relacionamentos informais dentro e fora da empresa, tecida com o objetivo de conseguir informações privilegiadas que permitam agilizar um output.
Output: (PRODUÇÃO OU POTÊNCIA DE ELETRICIDADE)

START UP
Definição: Alinhamento dos recursos indispensáveis para iniciar uma empreitada, um empreendimento.


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Flash Mob, Happening ou Mkt de Guerrilha?

Você sabia que o termo Flash Mob teve origem no ano de 1800? Sabia que os primeiros Flash Mobs foram motivados por aspirações políticas mesmo antes do surgimento do e-mail? Ou que o termo marketing de guerrilha vem da guerrilha bélica, cuja principal estratégia era a ocultação e mobilidade dos combatentes? Então, posso apostar que você ainda acha que a coreografia do Black Eyed Peas no show da Oprah também era um Flash Mob. Ou não era?

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Vídeo viral mais visto

Galera tai o vídeo viral mais visto nos últimos 7 dias. + de 1milhão.

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Galera comercial Animal do novo celular do Google, o Nexus One

Galera comercial Animal do novo celular do Google, o Nexus One.

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Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda?

Certo dia, ouvi uma pessoa perguntando para o seu amigo o seguinte: “por que as faculdades sempre dizem que o curso é de publicidade[bb] e propaganda? Não é a mesma coisa”? Nesse momento, parei alguns segundos para refletir sobre a questão. Muita gente, até mesmo quem trabalha na área, não sabe a diferença entre uma e outra.

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Pesquisas de Marketing nas Redes Sociais

Por que fazer pesquisas de marketing nas redes sociais?

O mercado já conhece a pesquisa de marketing em ambientes off-line, se é que podemos chamar assim. No entanto, diante do acelerado crescimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC’s) e da utilização e participação das pessoas em redes sociais, como Blogs, Orkut, Facebook, Twiter, dentre outros, desponta para os profissionais de marketing um desafio: como utilizar estes espaços para descobrir informações relevantes sobre seus clientes e sobre o mercado.

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Campanha nota 10 - Zoológico na rua


Campanha da agência dinamarquesa Bates Y&R pra promover o zoológico Copenhagen Zoo.

Peugeot de cara nova


A Peugeot está de cara nova. Confira o novo logotipo.

Internet Explorer 6 sem suporte pelo Google

A partir de 1° de março, alguns dos serviços do Google não terão mais suporte no Internet Explorer 6

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Tiger Woods mais valorizado

Com escândalo, Tiger Woods. Segundo a "Forbes", golfista tera marca esportiva de maior valor comercial em todo o mundo.

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Sua empresa na Internet

6 dicas de como planejar sua campanha on-line.

Em entrevista concedida a Assessoria de imprensa da Agência Casanova, o Colunista Felipe Morais apresentou dicas valiosas sobre o que uma empresa tem que fazer antes de entrar no mundo digital. Além de conhecer e participar desse novo modelo de transformação é preciso interagir com seus clientes e acima de tudo, ter conteúdo.

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A embalagem é tudo

Se a propaganda é a alma do negócio, a embalagem é a alma do produto.

Com certeza já ouvimos que a propaganda é a alma do negócio, e nessa mesma lógica, penso que se isso é verdade, há uma grande chance da embalagem ser a alma do produto.
Bem, a importância da embalagem para as empresas que atuam no segmento de bens de consumo já é bastante estudada pelos profissionais de marketing, e por isso tem se tornado um meio eficaz de comunicação entre empresa e consumidor. No entanto há poucas empresas que se preocupam com este componente como sendo parte integrante do produto e, principalmente do negócio a ser efetuado entre as partes interessadas.

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Dica de Mercado

Segurança nas Redes Sociais
Como é minha primeira contribuição, achei por bem começar a escrever sobre o que está na moda nas mídias sociais e os problemas de segurança relacionados, enfocando o questionamento sobre as redes sociais e a manutenção, de forma segura ou não, ou exclusão das contas.

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Grande ação de Marketing da Afal Contigo.
Atores fazem o papel de portadores de alzhéimer e fazem as pessoas sentirem na pele.

Vale a pena ver.
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50 anos em 5 min da Olympus

Esse Comercial é fantástico.
50 Anos em 3 Minutos da Olympus Câmera Digital.

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Dica de Marketing

Ideia boa vende! Filme de Portugal pra incentivar as empresas a apostarem na criatividade.

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Negócios, Networking e Twitter

Dicas de Negócios:
Negócios, Networking E Twitter.

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Dicas de Redes Sociais

Os 5 conceitos mais errados sobre Mídia Social.

Há muitos mitos e confusões sobre a Mídia Social. Como em toda a Web sempre á alguns que levantam mentiras sobre o uso o uso das mídias sobre determinado segmento. Para quem não sabe as mídias podem ser usadas para campanhas, publicidade, etc, mas também para diversão.

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Cultura Inglesa e sua nova campanha viral

Veja a campanha viral da Cultura Inglesa. Uma propaganda de boca-a-boca um tanto diferente.
Vale a pena.
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Fast Company: As 50 empresas mais inovadoras em 2010.

Em sua nova edição, a Fast Company traz a tradicional lista anual das empresas mais inovadoras da atualidade. São várias categorias, passando por política, tecnologia, games, energia, televisão, publicidade, design, etc.

No ranking geral, o Facebook, que no ano passado foi o 15º colocado, ficou em primeiro lugar, seguido por Amazon, Apple e Google. o Twitter também aparece no ranking, pela primeira vez, na 50º posição. Uma das maiores ascensões foi do Wal-Mart, que pulou do 33º para o 9º lugar.

A única agência de publicidade no ranking geral é a Grey New York, que ficou na 24º posição. E a produtora Firstborn em 33º lugar. Essas escolhas dedicadas a empresas de propaganda e marketing me parece especialmente conturbada.

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Adidas voltando aos anos 1980,

Voltando aos anos 1980, a Adidas relançou seu clássico tênis ZX 500, que já era inspirado nos videogames daquela época, leia-se: Atari. E sendo assim, dessa vez colocaram o modelo no mercado com o seu próprio game-retro.

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Nova Campanha da Devassa

Nova Campanha da Devassa "Bem Loura" estreia com a socialite americana Paris Hilton. Confira mais aqui

Site do Forró no Faro está on line

Já está on line o meu mais novo trabalho. O site da Banda Forró no faro. Vocês podem conferir no www.forronofaro.com.br

Acessem e confiram opinem so bre o trabalho.

Fusão entre Microsoft e Yahoo! no mercado de buscas online é liberada

A fusão da Microsoft e do Yahoo! no mercado de buscadores online foi aprovada nesta quinta-feira, 18, pela Comissão Europeia e pelo Departamento de Justiça dos EUA.

Confiram mais no link abaixo.
http://migre.me/krXW